quarta-feira, 15 de junho de 2011

O Pensamento Selvagem

Sou um selvagem nessa civilização burocrática.
Falo comigo e com eles em uma língua cuja eu não escolhi.
Um pré-letrado alfabetizado via adestramento.
Meu primitivismo me limita por fora
mas me expande por dentro nessa cultura da qual não pertenço.
Esses valores dessas sociedades quentes nada ou pouco me dizem.
Essas instituições não me refletem, não me representam, não me agregam.
Elaboro meus mitos escondido na coxia desse teatro vaudevilliano.
Desenvolvo minhas práticas tribais com os semelhantes que encontro pelos caminhos dessa existência consciente, opressora e marginalizada.
Sempre relativizando e nunca relativizado.

Parto do ponto em que surgi aqui:

De lá pra cá, por algum motivo, essa atmosfera da ordem, dos papéis, das igrejas, das famílias, da academia e de tudo que não é livre, não me infectou.
De lá pra cá tudo quanto é pacto, convenção e construção me foi forçado goela abaixo sem antes me consultarem.

Eu vejo tudo de fora e não sinto o que eles sentem.
Desse lado da margem, eu sinto coisas que eles não vêem e por conseguinte não entendem.

Essa tal civilidade
À Liberdade
Essa hipocrisia
À honestidade

Está quase tudo errado segundo meu pensamento selvagem.
E eu só tenho a Arte, alguns amigos e uma caneca de vinho pra viver, sentir, expressar, criar e muito amar nesse mundo que não é de verdade.

Sou um selvagem nessa civilização burocrática.



Para Lívia Britto

2 comentários:

  1. Meu Deus! Renato Acacio estou passando mal, com os olhos cheios de lágrimas. Admirada. Tão genial! Que versos maravilhosos. Senti tanto. Está falando de mim e de nós. De sentimento , de sen tido ou dissenso. Das conversas e profundo sentimento, desse nosso niilismo presunsoço mas agora,finalmente justificado. Fala de mim muitas , muitas vezes...
    Por fim, faço de seus versos meu choro :
    "E eu só tenho a Arte, alguns amigos e uma caneca de vinho pra viver, sentir, expressar, criar e muito amar nesse mundo que não é de verdade." Sou uma selvagem nessa civilização burrocrática !!!!!

    ResponderExcluir